sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Governo federal nega direito à prevenção do câncer de mama

Nota de repúdio: Governo federal nega direito à prevenção do câncer de mama
Woman examining her breast isolated on white














O governo federal decidiu, unilateralmente, que mulheres com até 49 anos não têm mais o direito de detectar precocemente o câncer de mama. A Portaria nº 1.253, editada em novembro de 2013 pelo Ministério da Saúde, restringe o repasse de verbas da União aos municípios a mamografias empacientes na faixa etária de 50 a 69 anos. A medida contraria a Lei 11.664/08, em vigor desde 29 de abril de 2009, segundo a qual todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos.
Tive câncer de mama com 49 anos. Durante meu tratamento conheci mulheres de todas as idades, enfrentando o mesmo problema.
Esta medida nega o direito à vida, às mulheres que não têm um plano de saúde. É excludente, perversa e assassina. Condena à morte quem não pode pagar! 
Enquanto isso, este Governo PERVERSO, faz campanha maciça pela prevenção do câncer de mama! 
Parece-me que a lógica do governo é:
 1)Não temos Saúde para tratar a doença no SUS, então é melhor não diagnosticar. E assim gasta-se menos com internação, medicação, aparelhos e terapias caras!
2) Não há Saúde, para que você, além de pagar seus impostos, TAMBÉM TENHA QUE PAGAR PELA SAÚDE PARTICULAR, assim como acontece na Educação. 
Quem está lucrando às custas das nossas vidas?
Isto merece uma grande manifestação pela Vida! Temos que sair às ruas para que não ocorra um genocídio das classes menos favorecidas! 


Nenhum comentário: